
Professor Milton Santos, geógrafo que fala sobre conhecimentos modificados por intermédio da cultura.
.
GRUPO, CULTURA E INDIVÍDUOS.
Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultua.
Identidade é a igualdade completa. Cultural é um objetivo de saber. Logo, a junção das duas palvras produz o sentido de saber se conhecer. Todos nós já nascemos com uma identidade própria, a identidde do gênero, ou seja, masculino e feminino, que possui uma caracterítica própria incontestada.
Um exemplo da consistência dessa identidade é o fato de quando vemos uma gestante logo ficamos curiosos em saber se aquele novo ser é menino ou menina. O fato é que biologicamente a criança nascerá com uma dessas identidades (masculina ou feminina) e morrerá com a mesma.
Já as demais identidades (cultural e religiosa...), as chamadas identidades subjetivas, são totalmente flexíveis, pois podem ser facilmente influenciadas. Retomando o exemplo do bebê, ele poderá nascer com órgão genital masculino e ter atitudes totalmente femininas e vice-versa. Isso se dá devido à influência do meio em que o ser está inserido.
Na identidade cultural isso não é muito diferente, isto é, a influência do meio modifica totalmente um ser já que nosso mundo é refleto de inovações e características temporárias, os chamados “modismos”. Uma pessoa que nasce em um lugar absorve todas as características deste, porém se for submetida a uma cultura diferente por muito tempo ela adquirirá características do local onde está agregada.
No passado as identidades eram mais conservadas devido a falta de contato entre culturas diferentes; porém, com a globalização, isso mudou fazendo com que as pessoas interagissem mais, entre sí e com o mundo ao seu redor.
O importante é que devemos respeitar todos os tipos de identidade (subjetivas) para que não haja conflitos e desvenças entre os povos, pois essas são apenas esteriótipos que se modificam com odecorer do tempo.