TEMPLOS
Ilê Axé Opó Afonjá, os Templos de Candomblé são chamados de casas, roças ou Terreiros. As casas podem ser de linhagem matriarcal, patriarcal ou mista:Casas pequenas, que são independentes, possuídas e administradas pelo babalorixá ou ialorixá dono da casa e pelo Orixá principal respectivamente.
Em caso de falecimento do dono, a sucessão na maioria das vezes é feita por parentes consanguineos, caso não tenha um sucessor interessado em continuar a casa é desativada. Não há nenhuma administração central.
Casas grandes, que são organizadas tem uma hierarquia rígida, não é de propriedade do sacerdote, nem toda casa grande é tradicional, é uma Sociedade Civil ou Beneficente.
Casas de linhagem matriarcal: (só mulheres) assumem a liderança da casa como Iyalorixá. Ilé Axé Iyá Nassô Oká - Casa Branca-Engenho Velho - considerada a primeira casa a ser aberta em Salvador, Bahia Ilé Iyá Omi Axé Iyámase do Gantois - Terreiro do Gantois - Salvador, Bahia Ilé Axé Opó Afonjá - Opó Afonjá - Salvador, Bahia Ilé Maroialaji - Terreiro do Alaketu - Salvador, Bahia Zoogodô Bogum Malê Rondó - Terreiro do Bogum - Salvador, Bahia Querebentan de Zomadônu - Casa das Minas - fundada +/- 1796 - São Luiz, Maranhão Terreiro São Jorge Filho da Goméia - Terreiro do Portão - Lauro de Freitas, Bahia Casas de linhagem patriarcal: (só homens) assumem a liderança da casa como Babalorixá no Culto aos Orixá ou Babaojé no Culto aos Egungun.
Ilê Agboulá - Ilha de Itaparica Sociedade Cultural e Religiosa Ilê Axipá - Ilê Axipá - Salvador, Bahia Casas de linhagem mista: tanto homens como mulheres podem assumir a liderança da casa. Ilé Axé Oxumarê - Casa de Oxumare - Salvador, Bahia Ilé Axé Odó Ogè - Terreiro Pilão de Prata - Salvador, Bahia Obá Ogunté - Sitio de Pai Adão - Recife, Pernambuco Kwe Ceja Undé - Roça do Ventura - Cachoeira e São Felix, Bahia Terreiro da Goméia Okobalaye - Roça de Xangô - São Gonçalo, Rio de Janeiro .
A progressão na hierarquia é condicionada ao aprendizado e ao desempenho dos rituais longos da iniciação. Em caso de morte de uma ialorixá, a sucessora é escolhida, geralmente entre suas filhas, na maioria das vezes por meio de um jogo divinatório Opele-Ifa ou jogo de búzios. Entretanto a sucessão pode ser disputada ou pode não encontrar um sucessor, e conduz frequentemente a rachar ou ao fechamento da casa. Há somente três ou quatro casas em Brasil que viram seu 100° aniversário.