LEMBRETE

sábado, 19 de abril de 2008

TEMPLOS.

TEMPLOS

Ilê Axé Opó Afonjá, os Templos de Candomblé são chamados de casas, roças ou Terreiros. As casas podem ser de linhagem matriarcal, patriarcal ou mista:Casas pequenas, que são independentes, possuídas e administradas pelo babalorixá ou ialorixá dono da casa e pelo Orixá principal respectivamente.
Em caso de falecimento do dono, a sucessão na maioria das vezes é feita por parentes consanguineos, caso não tenha um sucessor interessado em continuar a casa é desativada. Não há nenhuma administração central.

Casas grandes, que são organizadas tem uma hierarquia rígida, não é de propriedade do sacerdote, nem toda casa grande é tradicional, é uma Sociedade Civil ou Beneficente.
Casas de linhagem matriarcal: (só mulheres) assumem a liderança da casa como Iyalorixá. Ilé Axé Iyá Nassô Oká - Casa Branca-Engenho Velho - considerada a primeira casa a ser aberta em Salvador, Bahia Ilé Iyá Omi Axé Iyámase do Gantois - Terreiro do Gantois - Salvador, Bahia Ilé Axé Opó Afonjá - Opó Afonjá - Salvador, Bahia Ilé Maroialaji - Terreiro do Alaketu - Salvador, Bahia Zoogodô Bogum Malê Rondó - Terreiro do Bogum - Salvador, Bahia Querebentan de Zomadônu - Casa das Minas - fundada +/- 1796 - São Luiz, Maranhão Terreiro São Jorge Filho da Goméia - Terreiro do Portão - Lauro de Freitas, Bahia Casas de linhagem patriarcal: (só homens) assumem a liderança da casa como Babalorixá no Culto aos Orixá ou Babaojé no Culto aos Egungun.
Ilê Agboulá - Ilha de Itaparica Sociedade Cultural e Religiosa Ilê Axipá - Ilê Axipá - Salvador, Bahia Casas de linhagem mista: tanto homens como mulheres podem assumir a liderança da casa. Ilé Axé Oxumarê - Casa de Oxumare - Salvador, Bahia Ilé Axé Odó Ogè - Terreiro Pilão de Prata - Salvador, Bahia Obá Ogunté - Sitio de Pai Adão - Recife, Pernambuco Kwe Ceja Undé - Roça do Ventura - Cachoeira e São Felix, Bahia Terreiro da Goméia Okobalaye - Roça de Xangô - São Gonçalo, Rio de Janeiro .

A progressão na hierarquia é condicionada ao aprendizado e ao desempenho dos rituais longos da iniciação. Em caso de morte de uma ialorixá, a sucessora é escolhida, geralmente entre suas filhas, na maioria das vezes por meio de um jogo divinatório Opele-Ifa ou jogo de búzios. Entretanto a sucessão pode ser disputada ou pode não encontrar um sucessor, e conduz frequentemente a rachar ou ao fechamento da casa. Há somente três ou quatro casas em Brasil que viram seu 100° aniversário.