LEMBRETE

segunda-feira, 15 de março de 2010

PROJETO: VIAJANDO POR MATO GROSSO III.
















Prof. Luiz Carlos Varella de Oliveira
Wilson José Soares.
Idealizadores do Projeto (2008)

















Sequencia do Projeto
Professores:
Romildo Pereira Carlos
Luiz Carlos Varella de Oliveira


Quando falamos Ciências Humanas,Sociais e suas Tecnologias em Mato Grosso, nos deparamos com variada gama de assuntos. A complexidade do nosso estado exige um levantamento dos estudos realizados para diagnosticarmos, qual deles precisamos direcionar nossos esforços. Os indígenas e os quilombolas enquanto seres humanos, que neste espaço territorial precisam ser entendidos, compreendidos e valorizados no seu dia-a-dia, pois foram e continuam sendo, construtores deste espaço, enquanto nativos ou migrantes.

Ao observarmos o mapa da América do Sul, percebemos a importância do nosso Estado nas questões geopolíticas da região. Isto é, várias saídas para o escoamento da produção regional. A saída pelo o Oceano Pacífico (Oeste), A hidrovia utilizando o Pantanal, (Em estudos Sul) e o Norte para utilizar o Rio Amazonas como via de escoamento de mercadorias. Todos esses caminhos estão em estudos, cada um com sua particularidade. Dentro desse contexto, o ser humano é o protagonista representado por indígenas, quilombolas e brancos pobres. Nossa atenção especial para os grupos humanos, bem como sua organização para a resolução dos seus problemas.

Interessante lembrar que a execução do projeto estará contribuindo à Formação Continuada, pois aproximará o professor (a) de temas que nosso estado apresenta. Dessa maneira acreditamos numa reelaboração das Práticas Pedagógicas haja vista a interação entre os profissionais da educação.

Este Grupo de Estudos (Ciências Humanas, Sociais e suas Tecnologias), pretende dar visibilidade a esses fatos, analizando-os e apontando sugestões para que sejam trabalhadas na sala de aula. Evidentemente que a prática pedagógica pode ser melhorada. Nós queremos que essa interação aconteça.Pois nosso principal foco é o aluno.
Equipe "Evolução".

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Professores: tod@s!
Em especial Profº Wilson - Profº Luiz, que no ano de 2008, fez uma proposta de trabalho e um desafio para Diretora do CEFAPRO na ocasião eu-Luciane Aporta). Realizar no final do Grupo de Estudos uma viagem de Estudos.
E assim com todo os esforços somados, conseguimos patrocinadores para locação de transporte, a SEDUC disponibilizou recursos para alimentação (jantar em Cuiabá), o Diretor do CEFAPRO de Cuiabá gentilmente disponibilizou o espaço para alojamento. O Projeto foi um sucesso, temos até uma matéria no site da SEDUC/Mt, neste mesmo ano, divulgando e ilustrando a autoria da Proposta (foto dos Professores Formadores), tanto que repetimos a II viagem no ano de 2009, com algumas despesas para cada cursita, desta vez não tivemos muitos colaboradores. Para 2010 estamos aguardando a III edição do Programa, faço votos que seja marcante como a 1ª Edição.
ah! só para ressaltar as fotos desta nota são:Profª Luciane Aporta
Direitos autorais! rssss!