LEMBRETE

sexta-feira, 7 de março de 2008

CULTURA NA INTERDISCIPLINARIEDADE.

FORMAS DE CONCEBÊ-LA

Diversos sentidos da palavra variam consoante a aplicação em determinado ramo do conhecimento humano.

Agricultura – é um fenômeno de cultivo.


Ciências Sociais – (latu sensu) é o aspecto da vida social que se relaciona com a produção do saber, arte, folclore, mitologia, costumes, religião, bem como à perpetuação pela transmissão de uma geração à outra.


Sociologia – o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Sintetizando, simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo de pertença. Na sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores, pois ela é relativa, designando-se em Sociologia por relativismo cultural, isto é, a cultura do Brasil não é igual à cultura portuguesa, por exemplo: diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores e normas diferentes... qual seja, possuem padrões culturais diferenciados.


Filosofia – cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural.
Biologia - cultura é normalmente uma criação especial de organismos (em geral microscópios), para fins determinados (Exemplo: estudo de modos de vida bacterianos, estudos microecológicos...). No dia-a-dia de sociedades civilizadas (especialmente a sociedade ocidental), e no vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores ou seja, erudição; este sentido normalmente se associa ao que é bem descrito como “alta cultura”; e é empregado apenas no singular (não existem culturas, apenas uma cultura ideal, à qual os homens indistintamente devem se enquadrar).
Dentro do contexto da Filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidas e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e os vindouros. A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da História. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também criam elementos que a renovam. Cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos.

Antropologia – esta ciência entende a cultura como a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura)... ela seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes religiões, aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Portanto corresponde, neste sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como uma identidade desse povo.