LEMBRETE

sábado, 8 de março de 2008

O AVANÇO CULTURAL










Adaptação de um local que em tempos imemoriais era natural hoje, a ação do homem sobre ele, criou novas funções para sua utilização.


MECANISMO ADAPTATIVO.

O uso da abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões e mitos. Entretanto, fala-se também da cultura material por analogia a cultura simbólica), quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas...). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.

A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com a mudança de hábitos, mais rápida que uma possível evolução biológica. O homem não precisou, por exemplo. Desenvolver longa pelagem e grossas camadas de gordura sob a pele para viver em ambientes frios; ele simplesmente adaptou-se com o uso de roupas, do fogo e de habitações.

A evolução cultural é mais rápida do que a biológica. No entanto, ao rejeitar a evolução biológica, o homem torna-se dependente da cultura, pois esta age em substituição a elementos que constituíriam o ser humano; a falta de um desses elementos ( por exemplo, a supressão de uma dos aspectos da cultura) causaria o mesmo efeito de uma amputação ou defeito físico, talvez ainda pior.

Além disso, a cultura é também um mecanismo cumulativo. As modificações trazidas por uma geração passam a seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo esforço das novas gerações.

Um exemplo de vantagem obtida através da cultura é o desenvolvimento do cultivo do solo, a agricultura. Com ela o homem pôde ter maior controle sobre o crescimento de alimentos, minimizando os efeitos de escassez de caça ou coleta.Também pôde abandonar o nomadismo; daí a fixação em aldeamentos, cidades e estados.

A agricultura também permitiu o crescimento populacional de maneira acentuada, que gerou novo problema: produzir alimento para uma população maior. Desenvolvimentos técnicos, facilitado pelo maior número de mentes pensantes, permitem que essa dificuldade seja superada, mas por sua vez induzem a um novo aumento de população; o aumento populacional é assim causa e consequência do avanço cultural.