REFLEXÕES ACERCA DE RELIGIÕES
Escrito em 1899
A religião foi utilizada e, em todos os países, em todos os tempos, ela falhou. A religião nunca tornou o homem misericordioso. Lembre-se da inquisição. Que efeito teve a religião na escravidão? A religião sempre foi inimiga da ciência, da investigação e do livre pensamento. A religião nunca tornou os homens livres. Nunca tornou o homem moral, moderado, laborioso, bondoso e honesto.
Os cristãos são mais moderados, sequer mais virtuosos, sequer mais honestos que selvagens. Entre selvagens : não percebemos claramente que seus vícios e crueldades são frutos de suas supertições? Para aqueles que acreditam na uniformidade da natureza e as características da matéria através da oração? Podemos apressar ou atrasar as marés por meio da oração? Podemos mudar a direção dos ventos oferecendo sacrifícios? Se nos ajoelharmos, isso nos trará saude? Podemos curar uma doença através da súplica? Podemos enriquecer o nosso conhecimento por intermédio de uma cerimônia? Podemos receber virtude ou honra como esmolas?
Não são os fatos do mundo mental produzidos de um modo tão necessário quanto os fatos do mundo material? Deste modo, aquilo que chamamos de mente não é precisamente tão natural quanto aquilo que chamamos de corpo?
A religião apoia-se na idéia de que a natureza tem um Mestre, que este mestre ouve preces e orações, que esse mestre pune e recompensa, que ama a adoração e a lisonja e odeia os bravos e os livre. O homem obteve, alguma vez, qualquer ajuda do céu?